Compartilhe este texto

BC do Japão prometerá mais aumentos de juros na reunião da próxima semana, segundo fontes

Por Reuters

12/12/2025 7h00 — em
Economia



Por Leika Kihara e Takahiko Wada

TÓQUIO, 12 Dez (Reuters) - O Banco do Japão provavelmente manterá o compromisso de continuar elevando a taxa de juros na próxima semana, mas enfatizará que o ritmo de novos aumentos dependerá de como a economia reagirá a cada alta, disseram três fontes familiarizadas com seu raciocínio.

Os mercados precificaram quase que totalmente a chance de um aumento de juros de 0,5%, para 0,75%, na reunião de 18 e 19 de dezembro, depois que o presidente Kazuo Ueda basicamente pré-anunciou tal movimento. As atenções se voltaram para o quanto o banco central pode aumentar a taxa antes que ela atinja um nível neutro, que não estimula nem esfria o crescimento.

Embora o banco central possa atualizar internamente sua estimativa sobre a distância entre a taxa de juros e os níveis considerados neutros, ele não usará a estimativa como a principal ferramenta de comunicação sobre a trajetória futura da política monetária, dada a dificuldade de se chegar a uma projeção precisa, disseram as fontes.

Em vez disso, o Banco do Japão explicará que as decisões sobre futuros aumentos serão tomadas considerando como as altas anteriores afetam os empréstimos bancários, as condições de financiamento das empresas e outras atividades econômicas, disseram as fontes.

No entanto, com a inflação excedendo sua meta de 2% por mais de três anos, os custos reais de empréstimos do Japão permanecem profundamente negativos - um ponto que o banco central provavelmente enfatizará na próxima semana para justificar novos aumentos de juros, disseram as fontes.

"A taxa de juros real do Japão está muito baixa, o que permite que o Banco do Japão continue aumentando os juros em várias etapas", disse uma das fontes, opinião que foi compartilhada por duas outras. As fontes falaram sob condição de anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Embora muito mais baixa do que a de muitos países, uma elevação para 0,75% levaria a taxa de juros do Banco do Japão a níveis nunca vistos em três décadas.

(Reportagem de Leika Kihara e Takahiko Wada)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia