Compartilhe este texto

Bancos não abrem nesta quinta (20), feriado nacional da Consciência Negra

Por Folha de São Paulo

19/11/2025 6h50 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Agências bancárias de todo o país não abrirão nesta quinta-feira (20), devido ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra. Na sexta-feira (21), os bancos funcionam normalmente, exceto se houver feriado local, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Compensações bancárias, incluindo a TED (Transferência Eletrônica Disponível), não são efetivadas nos feriados. O Pix funciona normalmente, 24 horas por dia.

As agências da Enel, distribuidora de energia em São Paulo, também estarão fechadas, mas a central de atendimento no número 08007272120 funciona normalmente no feriado. As lojas retomam o atendimento na sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Se boletos de cobrança e contas de consumo —como água, energia e telefone— tiverem data de vencimento no feriado, os clientes poderão pagá-los, sem acréscimo, na sexta.

Já para tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa. No entanto, é comum que os tributos sejam ajustados ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, explica a Febraban.

A entidade diz que, em algumas localidades, pode haver salas de autoatendimento disponíveis aos clientes, a critério da instituição. Também é possível usar os canais digitais para pagar contas, consultar saldos e extrato e fazer algumas transferências.

Boletos bancários podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

VEJA OS PRÓXIMOS FERIADOS DE 2025

Novembro

- 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra - feriado nacional

Dezembro

- 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal - ponto facultativo após as 14h

- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal - feriado nacional

- 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Ano-Novo de 2026 - ponto facultativo após as 14h


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia