Picchetti avaliou ainda que a desaceleração de Alimentação, de 1,14% na primeira quadrissemana deste mês para 0,99% na segunda, foi compensada por três outros grupos. Ele destacou Habitação (0,61% para 0,78%), puxada essencialmente pelo aumento da energia elétrica, Vestuário (0,43% para 0,78%), em um movimento sazonal nesta época do ano, e Despesas Diversas (0,52% para 0,74%), com o reajuste de cigarros.
Para Picchetti, o recuo de Alimentação está ligado a hortaliças e legumes. "Esse grupo sempre apresenta volatilidade. Além disso, embora continuem subindo de preço, alguns itens apresentaram desaceleração da primeira para a segunda quadrissemana, como é o caso do tomate, que variou de 29,65% para 23,65% entre os dois períodos."
O coordenador do IPC-S também destacou a queda sazonal de laticínios (-0,39% para -0,73%) e a desaceleração de carnes bovinas (2,38% para 1,76%). "Essa é uma tendência que deve se manter nas próximas semanas." A FGV espera que o IPC-S fechado de 2013 apresente alta de 5,70%.


