Compartilhe este texto

Atualizações sobre os rumos do IOF e outras notícias do mercado nesta segunda-feira

Por Folha de São Paulo

07/07/2025 8h15 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta edição, as últimas atualizações da novela sobre os rumos do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outras notícias do mercado para começar esta segunda-feira (7).

**NOVELA DO IOF CONTINUA...**

A novela do aumento (ou manutenção) do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) continua e nós já perdemos a conta do número de capítulos –são muitos. Onde paramos?

↳ Se você esqueceu, aí vai um compilado das medidas previstas para o imposto.

⚖️ Nas mãos da Justiça. Na última terça-feira, dia 1º de julho, a AGU (Advocacia-Geral da União) levou a questão para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Dias antes, o Congresso aprovou uma medida que sustou o aumento do IOF, promulgado por um decreto executivo –ou seja, direto do presidente, o que está conforme à lei.

Ela foi suspensa por meio de Projetos de Decreto Legislativo (PDL), votados e aprovados pelas duas casas do Legislativo.

O PDL foi pautado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em um movimento surpresa para a Fazenda e a Presidência.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e o presidente Lula decidiram levar o caso à corte suprema. Argumentam que a atitude dos legisladores é ilegal.

🔁 Reviravolta. Na sexta-feira, 4 de julho, Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendeu as duas determinações: o decreto que aumentava o IOF e a medida que suspendia a elevação.

Assim como sua mãe fazia com você e seus irmãos, o ministro agendou uma audiência de conciliação para resolver a relação na base do diálogo.

↳ A conversa está marcada para o dia 15 de julho, uma terça-feira, às 15h.

🔂 Reviravolta da reviravolta. O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse à Folha que o governo tem como provar ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a edição do decreto de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não teve viés arrecadatório.

Se isso acontecer, pode ajudar o lado do Executivo, já que uma das principais críticas do Congresso à medida é o fato de enxergarem nela uma saída do governo para aumentar receita e não precisar reduzir as despesas para fazer a conta fechar.

Para o número 2 da Fazenda, o relator reconheceu que não cabe decreto legislativo para desafiar um ato regular do Executivo.

**POR DENTRO DO QUE IMPORTA **

O presidente Lula disse na sexta-feira que a presidente da Petrobras parece “frágil” e “bobinha”, mas é “extremamente competente”.

A estatal agrupou uma série de projetos já aprovados ou sob análise em um pacote para garantir mais um palanque ao presidente da República, que luta com a baixa popularidade.

**FEEDBACK SANDUÍCHE**

Você já ouviu falar do “feedback sanduíche”? É aquela avaliação que te elogia, te deprime e depois te coloca para cima de novo –para não sair da sala de reunião com um gosto amargo na boca, mesmo tendo ouvido críticas duras.

A gestão de Dilma Rousseff como presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), mais conhecido como banco dos Brics, recebe uma avaliação parecida.

A ex-presidente do Brasil foi criticada por funcionários e diretores do bloco, mas recebeu apoio público de líderes, que se manifestaram favoravelmente à liderança dela na declaração final da cúpula dos Brics no Rio de Janeiro, divulgada ontem.

👎 Baixo astral. Em fevereiro, a Folha registrou críticas à gestão Rousseff no banco multilateral. Entre elas:

Atraso no cumprimento da maioria das metas. Naquele momento, apenas 20% do estipulado para concessão de crédito do banco havia sido atingido, e ele estava muito aquém dos objetivos de operações não soberanas (10,7%, diante da meta de 30%).

A rotatividade de funcionários era de 15,5%, o triplo do que a média em bancos multilaterais de desenvolvimento (5%).

Do momento em que Dilma assumiu a liderança até fevereiro deste ano, 46% dos funcionários brasileiros (14) deixaram a instituição.

↳ A situação no banco foi descrita como disfuncional e de paralisia por funcionários ouvidos pelo jornal.

As críticas foram corroboradas no voto de Prasanna Salian, diretor da Índia, em reunião do conselho de diretores sobre a Revisão de Médio Prazo da estratégia geral do banco no ano passado.

"De forma geral, há uma necessidade urgente de priorizar atividades”, declarou em voto escrito.

Funcionários também se queixaram de assédio moral e de horas extenuantes de trabalho.

👍 Avaliação positiva. A ex-presidente do Brasil está bem na fita para os líderes dos Brics.

"Apoiamos plenamente a liderança da presidente Dilma Rousseff, cuja recondução recebeu forte apoio de todos os membros, e saudamos o firme progresso do banco em direção à sua consolidação como uma instituição global para o desenvolvimento e a estabilidade", diz trecho do comunicado.

↳ Ela foi reconduzida no comando do banco do Brics em um mandato de cinco anos com a articulação do presidente Lula (PT) para que ela fosse indicada pela Rússia.

**PÃO SEM MANTEIGA*

Se você é um amante do ouro dos laticínios, a manteiga, já percebeu que ela está mais cara no mercado. Vamos entender o que está acontecendo.

Lá em cima. O preço da iguaria está perto das máximas mundo afora e não há previsão de queda, ao menos, por enquanto. A equação que levou a este resultado é composta por vários elementos, entre eles:

[1] Dificuldades enfrentadas por produtores de leite.

[2] Mudanças no comportamento de consumidores asiáticos.

Entenda.

[1] 🥛Sem leite derramado. Cerca de 70% da manteiga exportada para o mundo vem de dois lugares: Europa e Nova Zelândia.

Essa história começa em 2022, quando o preço do leite atingiu um pico na Europa, devido à inflação e aos custos do combustível. Para evitar o desperdício de leite, produtores europeus passaram a focar na produção de queijo.

A escolha tem a ver com a forma como cada laticínio é produzido. Quando fazemos manteiga, batemos o leite cru até que sobre ela e o leitelho, produto que tem alguns usos industriais, mas limitados.

A produção do queijo, no entanto, aproveita todo o leite. As sobras são muito procuradas por fabricantes de alimentos comerciais para aromatização e nutrição. Sabe o “Whey protein”? Então, vem daqui.

Como resultado, a produção de manteiga do bloco está diminuindo e deve atingir o menor nível em oito anos nesta temporada, de acordo com estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA.

↳ O vírus da língua azul (VLA), transmitido por mosquitos, se espalha em rebanhos na França e na Itália, o que pode pressionar ainda mais a oferta de leite.

[2] Iguaria desejada. A Ásia não costumava ser um grande mercado consumidor da manteiga, uma vez que as culinárias locais privilegiam outros ingredientes. O uso do tempo passado na frase anterior é importante.

O consumo global de manteiga deve crescer 2,7% em 2025, superando a produção, segundo o USDA. Na China, a demanda já cresceu 6% em apenas um ano. O consumo em Taiwan entre 2024 e 2025 aumentou 4%, enquanto na Índia, o maior consumidor mundial, aumentou 3%.

“IDIOTA É QUEM TRABALHA COM CARTEIRA ASSSINADA"

O autor da frase é Flávio Roscoe, presidente de uma federação de indústrias estadual. Ele ainda afirmou que as empresas não encontram trabalhadores, uma vez que os brasileiros “têm a opção de ficar em programas sociais e fazer bicos”


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia