Siga o Portal do Holanda

Economia

Associação de funcionários do BNDES divulga nota em resposta a Bolsonaro

Publicado

em

A Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) divulgou nesta quinta-feira uma nota em resposta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ele declarou na quarta-feira que seu governo vai "abrir todo o sigilo" de operações do BNDES, para que seja possível verificar como foram empregados os recursos do banco nos últimos anos. Segundo a entidade, o banco só não divulga informações protegidas pelo sigilo bancário.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro voltou a mencionar o BNDES em uma publicação no Twitter: "Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que foi feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que este é um anseio de todos".

No comunicado, a AFBNDES diz "serem necessários esclarecimentos em prol da qualidade do debate público". A entidade argumenta que o BNDES cumpre as regras de sigilo bancário previstas em lei e cita a divulgação de informações sobre suas operações - como nome do cliente, valor e condições do financiamento - no site do banco "de forma ampla e transparente, sem paralelo com qualquer outro banco".

"Com relação a referências à "caixa preta" do BNDES, é importante esclarecer que, além de prestar contas regularmente ao Bacen, CVM, CGU e TCU, o Banco vem sendo investigado, há quatro anos, por diversos órgãos de controle e foi submetido à três CPIs, Operação Lava Jato, Operação Bullish, Comissões de Apuração Interna e Auditoria Independente. Até o momento, não há nenhuma evidência que comprometa a atuação dos empregados do BNDES em qualquer esquema de corrupção", diz um trecho do comunicado da AFBNDES.

Na defesa da ZFM, falta um telepronter para Wilson Lima no palco de Brasília

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

1MinutoNerd: VINGADORES:Ultimato

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.