Início Economia Após PIB, economistas revisam para cima projeção de crescimento
Economia

Após PIB, economistas revisam para cima projeção de crescimento

RIO - Após o IBGE confirmar que a economia brasileira cresceu 1% no ano passado, como esperado, economistas do mercado financeiro revisaram levemente para cima as projeções para este ano. Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a mediana das previsões, que era de 2,89% na semana passada, foi ajustada para 2,9% no relatório divulgado nesta segunda-feira.

O crescimento do ano passado foi . Para este ano, a expectativa de analistas é que o consumo, combinado com alguma recuperação dos investimentos, sustente a continuidade do processo de retomada, após a recessão de dois anos.

O Focus também revisou para baixo as expectativas para a inflação deste ano, de 3,73% para 3,7%. Se a projeção se confirmar, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará pelo segundo ano seguido abaixo da meta, estabelecida em 4,5%. Segundo analistas, .

A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, foi mantida em 6,75% ao ano pela décima semana seguida. Este já é o patamar atual da taxa, o que indica que o mercado não espera, pelo menos por enquanto, que o Comitê de Política Monetária (Copom) volte a mexer nos juros neste ano.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?