Compartilhe este texto

Após divulgação de PIB acima do esperado, Bolsa chinesa cai 4,8%

Por Folha de São Paulo

16/07/2020 11h07 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Apesar de vir acima das expectativas e fechar o segundo trimestre com aumento de 3,2%, o PIB (Produto Interno Bruto) chinês levou o índice CSI 300, que reúne as Bolsas de Xangai e Shenzhen, a recuar 4,8% na sessão desta quinta (16).

Enquanto a economia da China saltou 3,2% no segundo trimestre ante mesmo período do ano anterior, melhor que previsão da Reuters, de alta de 2,5%, dados de junho mostraram as vendas no varejo caindo 1,8%, ante expectativa de aumento de 0,3%.

O desempenho no segundo trimestre não foi suficiente para repor as perdas registradas no trimestre anterior, quando a economia chinesa sofreu um tombo recorde de 6,8%. No agregado semestral, o PIB da China caiu 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Escritório Nacional de Estatística do país.

Investidores interpretam a recuperação econômica dos últimos meses como um efeito de grandes incentivos estatais e não da volta do consumo, e acreditam que, com os resultados positivos, o auxílio governamental deve diminuir. A leitura levou a uma grande realização de lucros na Bolsa, o que fez o índice chinês ter a maior queda em cinco meses.

A Bolsa brasileira acompanha o viés negativo e cai 0,6% na manhã desta quinta, a 101 mil pontos. Nos Estados Unidos, Dow Jones cai 0,2%, S&P 500, 0,6% e Nasdaq, 0,9%.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia