Compartilhe este texto

Acordo 'Abrangente' entre EUA e UE deve evitar choque na economia mundial

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

27/07/2025 13h33 — em
Economia



Estados Unidos e União Europeia (UE) chegaram a um acordo tarifário neste domingo, 27, após uma breve reunião entre o presidente Donald Trump e a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. As negociações foram destinadas a evitar penalidades comerciais aos americanos e uma retaliação da Europa, que poderiam causar ondas de choque nas economias ao redor do mundo.

"Foi uma negociação muito interessante. Acho que será ótimo para ambas as partes", disse Trump, que antes do acordo havia ameaçado uma tarifa de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto, que baixou para 15%. Trump e von der Leyen realizaram conversas privadas em um dos campos de golfe de Trump na Escócia, e apareceram aos jornalistas pouco tempo depois dizendo que haviam chegado a um acordo "abrangente".

Sem um acordo, a UE disse que estava preparada para retaliar com tarifas sobre centenas de produtos americanos, desde carne bovina e peças de automóveis até cerveja e aviões da Boeing.

Se Trump eventualmente cumprisse sua ameaça de tarifas contra a Europa, isso poderia significar que tudo, desde queijo francês e produtos de couro italianos até eletrônicos alemães e produtos farmacêuticos espanhóis, ficaria mais caro nos Estados Unidos. (Fonte: Associated Press)

* Conteúdo traduzido com auxílio de inteligência artificial, revisado e editado pela redação da Broadcast


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia