Compartilhe este texto

Primeira vacina contra o vírus do ebola é liberada nos EUA

Por Portal Do Holanda

20/12/2019 11h45 — em
Mundo



A agência norte-americana de vigilância sanitária (FDA) aprovou nesta quinta-feira (19) a primeira vacina contra o vírus do ebola que pode ser comercializada nos Estados Unidos. Casos de infecção da doença são raros no país, mas a entidade alertou que viajantes e trabalhadores da saúde devem se proteger antes de visitar áreas de surto.

“A doença provocada pelo vírus do ebola é rara por aqui, porém grave, muitas vezes mortal e que não conhece fronteiras", disse em nota Peter Marks, diretor de pesquisa da FDA "A vacinação é essencial para ajudar a prevenir surtos e impedir que o vírus Ebola se espalhe.”

Segundo um site de notícias do Globo, a imunização é indicada para maiores de 18 anos e a vacina é a mesma usada em países africanos para controle da epidemia.

O ebola é transmitido pelo contato direto com fluidos corpóreos: sangue, saliva e vômito podem transportar o vírus mortal. Parentes dos pacientes e os profissionais de saúde que os tratam são os indivíduos em maior situação de risco.

Surto em país africano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em julho deste ano que o surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC) se tornou uma emergência internacional de saúde pública.

A FDA disse estar comprometida a combater futuros surtos de ebola no mundo e apoiar por meio de acordos internacionais o atual surto na RDC. Em agosto o Bom Dia Brasil mostrou como o país lidava com a epidemia da doença, veja no vídeo abaixo.

Segundo o diretor de pesquisa da agência, a aprovação da vacina é um avanço para ajudar a proteger contra a dispersão do vírus e ele considerou pioneira a abordagem que a agência respondeu a esta emergência em saúde pública.

"A abordagem de pesquisa usada para estudar a eficácia e a segurança desta vacina pode ajudar a criar um modelo para estudos futuros em circunstâncias semelhantes”, disse Marks.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ebola, eua, VACINA, vacina liberada, vírus, Mundo

+ Mundo