Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Emoções sob controle: Saiba como sentimentos negativos podem afetar a saúde do corpo

Publicado

em

Foto: Reprodução

Há algum tempo a ciência vem estudando o impacto dos sentimentos negativos na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Nesse período, muitos problemas com ligação direta com esses sentimentos tem surgido como depressão, distúrbios de ansiedade, dores de cabeça intensa e outros.

Isso acontece porque nosso corpo está interligado com a mente e a alma como explica o psicólogo e coordenador do curso de psicologia da Faculdade Estácio do Amazonas, Wenderson Oliveira Nazaré.

Segundo ele, todos  os seres humanos estão sujeitos a somatização de emoções e preocupações, que podem refletir no corpo, por meio de doenças. Porém, isso dependerá de cada função cognitiva de cada sujeito, ou seja, dos recursos que este possui para fazer a leitura de cada estímulo estressor externo.

Na prática, ele explica que a tristeza e culpa são duas das muitas emoções responsáveis pela maioria das disfunções psicossomáticas que interferem no desenvolvimento social dos indivíduos, tornando-o rancoroso, negativo, mau-humorado, incoerente e raivoso:

“Quando postos em prática os mesmos tendem a nos tornar nossos próprios inimigos, afetando diretamente nosso sistema imunológico nos expondo a doenças e nos impedindo de perceber a importância de mantermos uma visão livre de julgamentos”, argumentar.

Nestes casos, o perdão é um exercício diário, pois demonstra inteligência emocional, já que manter sentimentos desta esfera causam estragos que a longo prazo podem tornar um indivíduo extremamente ácido e irredutível nas suas crenças destrutivas.

"Os únicos prejudicados na manutenção de sentimentos desta esfera somos nós mesmos, portanto resistir seria a meta, tornar a resolução de problemas em prática e não tornar a vivência de um problema uma rotina, para ser uma pessoa melhor basta querer, a cura está em nós mesmos, a rotina deve ser nossa aliada, o próximo deve ser visto como parceiro e não como uma ameaça, dê novos significados as velhas percepções, saia da posição de vítima, torne-se protagonista de suas conquistas e tenha uma vida com mais qualidade”, afirma Nazaré.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Conferência evangélica em Manaus expõe pensamento arcaico e o atraso da igreja pentecostal

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.