Compartilhe este texto

OMS decide retirar transexualidade da lista de doenças mentais

Por Portal Do Holanda

19/06/2018 10h13 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou nessa segunda-feira (18) que removeu a transexualidade da lista de doenças mentais registradas oficialmente. A mudança ocorreu durante a atualização da Classificação Internacional de Doenças, a CID-11, que determina os tratamentos oferecidos pelos governos e os direitos garantidos pra quem possui plano de saúde.

Apesar da doença não constar mais como doença mental, ela continua na categoria relacionada a saúde sexual. Com o anúncio, a OMS adiantou a decisão que seria divulgada apenas em 2019, durante a Assembleia Mundial de Saúde. A atualização deve passar a valer somente em 2022 e ser adotada aos poucos pelos países. No Brasil, os transexuais tem direito a cirurgia de mudança de sexo e acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, oferecidos pelo governo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: doença mental, OMS, transexualidade, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar