Compartilhe este texto

Associação vai denunciar banco por tráfico de escravos ao Haiti

Por Portal Do Holanda

10/05/2013 10h55 — em
Mundo




afp.com / Francois Guillot

PARIS (AFP) - Um grupo de associações representativas dos negros da França anunciou que denunciará o banco público Caisse des Dépôts (CDC) por considerar que a instituição se beneficiou do tráfico de escravos ao Haiti.

O Conselho Representativo das Associações Negras (Cran), fundado em 2005 para lutar contra as discriminações sofridas pelas comunidades negras na França, afirmou que denunciará o banco e duas filiais em um tribunal de Paris porque a entidade financeira recebeu até 1946 quantias que o Haiti pagou como contrapartida de sua independência.

"O CDC é cúmplice de crime contra a humanidade", declarou o presidente do Cran, Louis-Georges Tin.

"Citamos na justiça o CDC, o banco estatal que teve um papel considerável na escravidão", completou em uma entrevista coletiva.

O Haiti conquistou a independência em 1804 contra as tropas de Napoleão Bonaparte, mas a França exigiu um tributo financeiro para indenizar os colonos franceses.

Assim, o Haiti pagou a partir de 1825 até 1946 "valores equivalentes a 21 bilhões de dólares", de acordo com Tin.

O CDC recebeu o dinheiro, segundo o ativista.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: banco, denúncia, escravos, mundo, Mundo

+ Mundo