Compartilhe este texto

Detentos provisórios do Ipat recebem atendimento da Defensoria Pública em Manaus

Por Portal Do Holanda

29/06/2019 20h14 — em
Policial


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em mais um mutirão carcerário no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) atendeu 213 detentos, entre provisórios e já condenados, nessa sexta-feira (28/06). Segundo os defensores públicos, a partir da assistência jurídica prestada aos internos, a ação traz um efeito psicológico contribuindo com a estabilidade dentro da unidade prisional.

Os atendimentos no Instituto vêm sendo realizados semanalmente, até que os processos de todos os internos tenham sido revisados, segundo o defensor público Theo Eduardo Ribeiro Costa, que é um dos responsáveis pelo atendimento prisional da Defensoria.

Este foi o terceiro mutirão realizado pela DPE-AM no Ipat após a morte de 55 detentos, no final de maio. Desde o início dos atendimentos na unidade prisional, há três semanas, mais de 400 detentos já foram assistidos em mutirões carcerários da Defensoria Pública realizados com apoio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária enviada pelo Governo Federal. A ação da DPE-AM tranquiliza os presidiários, segundo o defensor público Roger Moreira, titular da Especializada na Defesa de Direitos Humanos.

A DPE-AM vai prestar assistência jurídica em todas as unidades prisionais de Manaus, a partir do dia 10 de julho, conforme prevê o estudo de modelagem de cogestão compartilhada do sistema prisional, que vai instruir o novo processo licitatório que será lançado, em breve, pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Atualmente, os apenados recebem atendimento jurídico por meio das empresas que fazem a cogestão nas unidades prisionais. Com a aproximação do término dos contratos, o Governo do Amazonas, em comum acordo com a DPE-AM, definiu que os serviços serão feitos por defensores públicos. A medida tem como finalidade dar celeridade na análise de processos da população carcerária, além de reduzir custos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Defensoria Pública, detentos, Policial

+ Policial