Reação a Bolsonaro na Aleam

Por Portal do Holanda

18/02/2021 21h01 — em De olho na Política

Houve reações fortes ontem na Assembleia Legislativa contra a proposta do presidente Jair Bolsonaro de rebaixar de 35% para 20% a alíquota de importação de bicicletas. O corte tira a competitividade do polo de bicicletas da ZFM e beneficia as fábricas asiáticas. O AM pode perder 5 mil empregos no PIM.

“Não podemos nem pensar em perder esses empregos”, disse o presidente Roberto Cidade, que preparou manifesto para enviar ao presidente, subscrito pelos 24 deputados, pedindo a revisão dessa proposta. 

Serafim aponta instabilidade 

Crítico do ministro Paulo Guedes por suas investidas contra a ZFM, “mês sim e outro também”, Serafim Corrêa disse que a redução da alíquota de importação de bicicletas cria instabilidade jurídica, fragiliza as indústrias locais e assusta os investidores que querem implantar novas fábricas no PIM.

Choro em Manaus  

Se em Manaus deu ‘chororô’, fora do Amazonas houve comemoração com a decisão de Bolsonaro. A Aliança Bike, que reúne importadores de bicicletas, assumiu a autoria do pleito ainda em novembro de 2019. Para eles, o que importa é ganhar dinheiro com o baixo preço das importações da China.

Auxílio emergencial

O governo federal e as lideranças de partidos chegaram a um acordo para fundir MPs e liberar o novo auxílio emergencial. Com a votação já prevista para o dia 25, o valor e quantidade de parcelas do benefício ainda serão decididos em ‘queda de braço’ com no ministro da Economia, Paulo Guedes.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ De olho na Política