A prevenção à Covid-19 e a vontade do Governo

Por Portal do Holanda

04/01/2021 21h03 — em De olho na Política

Tirando a propaganda disfarçada da cloroquina como “medicamentos que vocês aqui no Amazonas já usam há muito tempo”, a orientação da secretária do MS, Mayra Pinheiro, sobre a prescrição de medicamentos no tratamento precoce da Covid-19 ainda não diagnosticada, é uma alternativa válida. 
A prevenção é sempre o melhor remédio em saúde pública. Resta saber se o governo do Estado quer arcar com ‘despesas reais’ para oferecer remédios suficientes para tratar o povo, inclusive as vacinas.
Indiretamente, Mayra disse que ninguém deve ter medo de tomar vacina, ou cloroquina, e virar jacaré.

Primeiro passo de David
A primeira ação do prefeito David Almeida no combate ao coronavírus é a instalação de Unidades Móveis de Saúde nos bairros sem cobertura da atenção primária. Na reunião com técnicos do MS, a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, disse que a medida começa a partir desta terça-feira.

Cuidado redobrado na Aleam
O presidente eleito da Aleam, Roberto Cidade, apelou ontem ao cumprimento das normas de saúde e vigilância sanitária, e caso não sejam, os responsáveis precisam responder pela falta. Cidade disse que a fiscalização também tem sido insuficiente, e que “é preciso aumentar essa fiscalização e punir os reincidentes”.

Covid-19 para todos os “bolsos”
A lotação dos hospitais particulares significa que o coronavírus não faz distinção entre classes sociais. E o fato não pode ser usado pela FVS para justificar a ‘pressão’ sobre a rede pública de saúde. Nas crises de saúde a população é uma só. E o governo tem a responsabilidade de cuidar de cada cidadão.
 


+ De olho na Política