Mais dinheiro para a saúde

Por Portal do Holanda

10/02/2021 20h15 — em De olho na Política

Os deputados aprovaram o repasse de R$ 160 milhões neste ano, aos 61 municípios do interior, referente a 15% do FTI (R$ 1,06 bilhão), pelo governo estadual. O recurso é para a melhoria no sistema de saúde, em especial no combate à pandemia da Covid-19. 

Desde 2019, 10% do fundo foi destinado à mesma finalidade. A própria pandemia, que começou em 2020 no AM, revelou resultados quase nulos desses repasses, por negligência do próprio governo.

Guerra do Lixo

Uma canetada com sobrenome político entrou na ‘guerra do lixo’, cuja coleta é dominada há décadas por duas empresas, Tumpex e Marquise. Ontem a conselheira Yara Lins, do TCE, deferiu cautelar suspendendo a prorrogação do contrato do lixo por mais 15 anos e determinando nova licitação. 

Mais vacina

O deputado Marcelo Ramos reforçou o apelo ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por mais 1 milhão de vacinas para o AM. Daria para imunizar toda a população de Manaus com mais de 18 anos. O senador Eduardo Braga já fez o mesmo pedido ao ministro, há uma semana, ainda sem resposta.

Sem proteção militar 

Depois de um ‘não’ à proposta de desapropriação de terras onde foi cometido crime ambiental, Jair Bolsonaro decidiu tirar a proteção militar da floresta. É mais um golpe para esvaziar o poder do seu vice, general Mourão, na Amazônia. Com medo da ‘síndrome de Temer’, o capitão quer o vice fora de ação.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ De olho na Política