Siga o Portal do Holanda

Variedades

10 dados pessoais que você jamais deve revelar em uma entrevista de emprego

Publicado

em

Bastam poucos segundos para conseguir ficar com uma primeira impressão em relação a outra pessoa. E qualquer um dos segundos numa entrevista de trabalho pode ditar se passou à próxima fase ou não.

O nervosismo por vezes pode atrapalhá-lo e fazê-lo falar demais. A revista Forbes listou dez informações pessoais que não deve revelar numa entrevista de emprego, se não quer que o julguem:

1. A sua situação financeira. Não é o momento para falar da sua situação financeira, e mesmo que o entrevistador o leve a dizer que não está num bom momento econômico, nunca implore pelo posto de trabalho, só vai reduzir as suas chances.

2. A sua relação sentimental. Não tem de dizer se é casado, se vai casar ou se é divorciado, fale apenas do seu percurso profissional sem mencionar a sua vida sentimental.

3. Problemas legais. Se a sua ex-mulher ou o seu ex-marido lhe processou em tribunal ou se teve de abrir falência de uma empresa que outrora teve e agora enfrenta problemas legais, não interessa à pessoa que está lhe entrevistando. Aliás, revelar que tem problemas na justiça não vai parecer nada a seu favor.

4. Doenças. Logo encontrará uma oportunidade melhor para falar de algum problema de saúde que não na primeira entrevista.

5. Planos familiares. Não tem qualquer obrigação de dizer ao seu recrutador se tem filhos ou se pensa ou não em tê-lo.

6. Saídas problemáticas do antigo trabalho. Mesmo que a forma como saíu do seu antigo emprego desse uma história para uma comédia romântica, não interessa contar isso na entrevista para um novo emprego. Se lhe perguntarem porque saíu do outro emprego, diga que precisava de uma mudança ou que saíu por um acordo mútuo.

7. Religião. Apenas se a empresa fizer parte de uma tradição religiosa específica e só contratar pessoas de uma determinada religião é que deve falar da sua, caso contrário esta informação não é relevante.

8. Posição política. Apesar de não ser correto, por vezes revelar a sua posição política pode reduzir as suas hipóteses de ficar com o emprego, pois esta pode entrar em conflito com o recrutador.

9. Compromissos. Pode falar à vontade das suas ambições e projetos fora da empresa se lhe perguntarem, mas não fale sobre eles com demasiado entusiasmo, especialmente se são coisas que parecem exigir muito tempo de dedicação, pois pode preocupar o recrutador.

10. Reclamações sobre os antigos chefes. A lealdade de um empregado é fundamental para as empresas, por isso estar na entrevista para um novo emprego falando mal do seu antigo chefe ou da empresa onde esteve mostra que fará o mesmo mais tarde.

PF investiga denúncia de fraudes em documentos envolvendo funcionários do governo do Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.