Siga o Portal do Holanda

PF revelou motivo

FDN está perdendo força após rompimento com Comando Vermelho

Publicado

em

Foto: Reprodução

O caos na segurança pública é evidente em todos os estados brasileiros e nenhum está livre de confrontos entre facções criminosas. A prova disso é número crescente de homicídios, segundo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As informações foram divulgadas, nesta terça-feira(4), pela Abin e PF durante um seminário promovido por juízes federais que sugerem mudanças no sistema penitenciário federal. 

Segundo o Folha de São Paulo, a Polícia Federal afirma que a situação é crítica na amazônica principalmente por confrontos entre as facções Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN).

De acordo com o delegado da PF, Alexandre Custódio, um dado alarmante é o crescente contrabando de armas que está ocorrendo entre países vizinhos e o Brasil, que seria um “preparo” das organizações criminosas. “Nos últimos anos houve aumento considerável de casos de tráfico de armas, especialmente fuzis e pistolas,  munições em grandes carregamentos. Em 2017 e 2018, aumentou o contrabando de armas de origem norte-americana”, disse Além disso, também há registro de intenso tráfego de aeronaves pequenas entre Bolívia, Paraguai, Peru e Brasil, o que indica que as facções estão se armando para confrontos com rivais e para cometer crimes.

A PF estabeleceu critérios para definir uma facção: atuar em âmbito nacional, contrapartida de integrantes, e algum grau de poder político. Para a polícia, apenas três grupos se enquadram na definição: PCC, CV e FDN. O Ministério da Segurança Pública considera um número maior, de 80 facções, no entanto a PF acredita que sejam grupos locais ou apenas gangues de bairros.

Ainda de acordo com Custódio, o PCC e a FDN possuem uma hierarquia rígida enquanto a do CV é “delegada” e por isso, mais difícil de ser combatida. Para a PF, a Família do Norte está perdendo a força por dois motivos: a Operação La Muralla, deflagrada em 2015, que atingiu os principais líderes da facção e o rompimento com o CV. Diversos membros deixaram a FDN por ordem de Gelson Carnaúba.

Moro é 'vitima' de delações reais e não premiadas

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.