Múmia de sacerdote de 900 a.C passa por tomografia para desvendar segredos

Por Portal do Holanda

21/07/2021 15h08 — em Curiosidades

Arte: Liminha / Portal do Holanda

Parte do projeto de pesquisa que busca desvendar os segredos da múmia de Anquefenconsu, um antigo sacerdote egípcio, permitiu o deslocamento dela para o Hospital Policlínico de Milão, onde exames por tomografia poderão revelar detalhes sobre a relíquia de mais de 3 mil anos, informa a agência Reuters.

A tecnologia médica moderna tem o objetivo de descobrir mais detalhes sobre o que se considera um museu biológico depositados em uma múmia.

A múmia de Anquefenconsu estava no Museu Cívico Arqueológico de Bergamo, de onde foi transferida para o hospital de Milão, onde espera-se descobrir mais detalhes sobre sua vida e os costumes mortuários.

Sabina Malgora, diretora do Projeto de Pesquisa Múmia, informou em entrevista à Reuters, que as múmias são como uma cápsula do tempo, pois trazem informações raras e importantes sobre o tempo delas.

As informações sobre o nome da múmia vêm do sarcófago de 900 a 800 a.C., onde Anquegenconsu, que significa “Deus Consu está vivo", foi escrito cinco vezes.

Além de poder reconstruir a vida e a morte do sacerdote egípcio, cientistas acreditam poder identificar doenças e feridas antigas, importantes para a pesquisa médica moderna. “Podemos estudar o câncer ou a arteriosclerose do passado, e isto pode ser útil para a pesquisa moderna”, afirmou Malgora.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades