'Dragão Azul' faz rara aparição em praia de São Paulo

Por Portal do Holanda

08/09/2021 13h52 — em Curiosidades

Foto: Dalma Mesquita Ferreira/Reprodução

Um molusco azul da espécie Glaucus atlanticus foi encontrado em uma praia de Bertioga, litoral paulista. Conhecido pelo nome de Dragão Azul, o animal é sensível, não venenoso e foi encontrado pela arquiteta Dalma Mesquita Ferreira que estava recolhendo lixo na praia, quando avistou o animal se movendo.

Dalma passeava pela faixa de areia de Riviera de São Lorenço e viu Dragão Azul encalhado e pensou ser um objeto de plástico. Ela fotografou e fez um vídeo após se impressionar com as cores e com os movimentos delicados do animal e enviou para o filho, que identificou a espécie. “Eu nunca tinha visto nem na televisão, só na literatura mesmo”, disse em entrevista ao site G1.

O Dragão Azul não é venenoso, mas, pode queimar a pele de quem o toca devido a liberação de toxinas. O molusco é predador das caravelas portuguesas, um tipo de animal que possui uma bolsa do mesmo grupo das águas-vivas e pode causar queimaduras.

Conforme a pesquisadora do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, Gemany Caetano, entrevistada pelo G1, as aparições do molusco são raras.

“As caravelas das quais o dragão azul se alimenta possuem estruturas urticantes que são capturadas pelo nudibrânquio e utilizados para sua defesa. Caso as pessoas o encontrem, o ideal é que não toquem no animal, a fim de evitar qualquer acidente. É um animal que merece ser admirado”, disse.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades