Conheça a planta que ajuda no alívio de cólicas e trata reumatismo

Por Portal do Holanda

01/03/2021 16h22 — em Cura pela Natureza

Foto: Reprodução

A abóbora do mato também é conhecida pelos nomes de pepino do mato, melão de morcego, cerejeira de purga, abobrinha do mato e aboboreira do mato, e trta-se de uma planta trepadeira.

De suas folhas e flores, prepara-se uma infusão, usada nos casos de afecções uterinas, desarranjos menstruais e leucorreia. Mas essa planta também é considerada um dos mais poderosos purificadores sanguíneos, por isso é recomendada para o tratamento do reumatismo agudo e crônico. 

É indicada ainda para tratar afecção uterina, dismenorreia, epilepsia,  aliviar cólicas menstruais, corrimento vaginal, lepra, elefantíase e diversas patologias cutâneas. O chá das raízes da abóbora do mato ajuda a tratar o reumatismo agudo e crônico, assim como doenças do fígado e da vesícula biliar.

Tem fruto semelhante ao de uma pequena melancia e é comestível tanto in natura quando em saladas ou conservas, utilizando-se do mesmo preparo para o pepino cultivado.  

É usada como laxante para o tratamento de pessoas com prisão de ventre, cozinhando-se as cascas da ou as raízes em meio litro de água. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza