Azeite de dendê aumenta imunidade devido a riqueza em vitamina

Por Portal do Holanda

09/12/2020 14h38 — em Cura pela Natureza

Foto: Pixabay

O ingrediente azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é muito comum na culinária baiana por conter grandes quantidades de compostos de vitamina E, como tocoferóis e tocotrienóis. Essas vitaminas presentes têm efeito antioxidantes e protegem células de problemas causados por produtos tóxicos.

Pesquisadores da Malásia e da Líbia descobriram através de um estudo que, a vitamina E pode ajudar a aumentar a imunidade, além de já proteger células. O estudo foi feito através de células de fígado de camundongos foi publicada no mês passado na revista cientifica Current Pharmaceutical Biotechnology.

O co-autor da pesquisa, Azman Abdullah, explica que o estudo é o primeiro a identificar o efeito dos tocotrienóis sobre o Nrf2 no material genético do núcleo. O Nrf2 ajuda a regular as porte;nas antioxidantes para prevenir o dano oxidativo no corpo.

Outros estudos científicos também têm mostrado os benefícios do azeite de dendê no sistema imunológico, como essa que tem atividade antioxidante e outras como anticancerígena. Os pesquisadores esperam que esses estudos recentes abram caminho para remédios mais acessíveis para várias doenças.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza