Aprenda a fazer uma bebida milenar que promete transformar sua saúde

Por Portal do Holanda

14/12/2020 16h55 — em Cura pela Natureza

Foto: Reprodução

O kombucha é uma bebida milenar muito comum na medicina chinesa, conhecida por promover diversos benefícios à saúde, como melhora na digestão, manutenção da boa flora intestinal, combate infecções, fortalecimento da imunidade e até mesmo no processo de perda de peso.

Confira a receita:

    Ingredientes

    - Tigela de vidro ou cerâmica

    - Colher de Plástico

    - Peneira e funil de plástico

    - Pano vazado, voando ou não ou papel que permita circulado de ar

    - Elásticos

    - Colônia de kombucha recebido por doação (scoby)

    - 1 litro de água filtrada

    - 1 colher (sopa) cheia de um tipo de erva para chá com cafeína (pode ser chá verde, preto, mate ou branco).

    - 120 g de açúcar demerara, cristal ou mel ou suco concentrado de fruta

    - 5 a 10% da mistura de kombucha já fermentado ou duas colheres de sopa de vinagre.

    Modo de preparo

Ferva de 200 a 300 ml de água e desligue o fogo. Acrescente a erva e o açúcar (ou o suco), misture bem com a colher e tampe para apurar por 10 minutos. Em seguida, coe e adicione o resto da água, deixe o chá amornar ou ficar em temperatura ambiente e use o funil para despejá-lo em pote de boca larga feito de vidro ou cerâmica.

Adicione duas colheres de sopa de qualquer tipo de vinagre e misture bem, acrescentando a colônia de kombuchá (scoby) em seguida. Ele deve flutuar na superfície, mesmo que para isso seja necessário aguardar um dia. Use o papel toalha ou o pano vazado para cobrir o pote e prenda-o nas laterais com um elástico.

Deixe fermentar por 7 a 10 dias em um mesmo lugar, que deve ser escuro e arejado. O kombucha fermenta melhor em ambientes entre 24° C e 30°C. Temperaturas abaixo dessas requerem mais dias de fermentação.

É muito parecido com um chá, a bebida probiótica funciona como um antibiótico natural que elimina micro-organismos maléficos e reforça a presença dos benefícios. Acredita-se que o kombucha tenha surgido ainda mesmo antes de Cristo, mas ficou popular mesmo em 1960, entre hippies.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza