Siga o Portal do Holanda

Muitos estão congelados há anos

Com derretimento de geleiras no Everest, corpos de montanhistas começam a ser encontrados

Publicado

em

Foto: ANG TASHI SHERPA

O aumento das temperaturas e o aquecimento global tem causado o derretimento de parte das geleiras do Everest. E com isso, corpos de montanhistas que morreram há anos na área estão surgindo por todos os lados.

Segundo Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal, a maioria das vítimas morreram soterradas por avalanches ou pelas condições climáticas intensas e desfavoráveis.

Desde 2017 corpos já surgiram no acampamento 1, no 4 e na região de Khumbu, na China, onde o número de vítimas é maior. Segundo dados de um funcionário do governo, desde o início das temporadas de escalagem, mais de 300 alpinistas já morreram durante o trajeto, desse total, um terço estão sendo resgatados agora.

A todo instante surgem mãos, pés, e partes de corpos das vítimas. Alguns já estão servindo de marco de território pelos aventureiros mais experientes. Alguns não são removidos por questão de respeito, uma vez que avisam antes de iniciarem o percurso que se algo acontecer preferem continuar no local mesmo após a morte.

Vitória de amazonenses no STF. Veja quem esteve na linha de frente dessa luta

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

LEIA A BULA: AVALIAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO AMAZONAS

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.