5 hábitos no facebook que podem te deixar infeliz

Por Portal do Holanda

09/05/2016 20h49 — em Saúde e Bem-estar

O Facebook é uma das Redes Sociais mais utilizadas no Brasil, postamos sobre tudo o que está acontecendo na nossa vida: viagens, passeios, problemas, relacionamentos e etc. Ao fazer isso, estamos compartilhando nossa vida com outras pessoas e vice-versa. Porém, não é saudável depender do facebook para tudo e aliás, pode prejudicar nossa saúde emocional. Confira 5 hábitos no facebook que podem nos deixar infelizes:

1 - Vigiar perfis de amigos ou ex-namorados 

Pesquisadores da Universidade Houston (EUA) descobriram que o uso do Facebook está ligado a sentimentos tristes e depressivos. Passar horas e horas no Facebook de olho na vida das pessoas pode ser bastante prejudicial para a saúde isso porque você estaria comparando a sua vida com a dos outros, e sempre achando que ela é bem pior. 

A pesquisadora Mai-Ly Steers declarou: “Isso não significa que o Facebook cause depressão, mas que existe uma relação estreita entre passar muito tempo no Facebook — comparando-se com outros — e os sentimentos de depressão.” 

“A maioria de nossos amigos do Facebook tende a postar somente as coisas boas que acontecem em suas vidas, deixando de lado as coisas ruins.”

2 -  Só olha as publicações e nunca atualiza nada sobre a sua vida

Acompanhar a publicação de outras pessoas no Facebook e ficar navegando pelos perfis podem causar o sentimento de inveja e insatisfação com a própria vida. De acordo com os pesquisadores, as pessoas que fazem postagens no Facebook e interagem com outros (ou seja, usam o site ativamente) não apresentam o mesmo declínio em seus níveis de felicidade.

3 - Sempre entra no Facebook para estar atualizado 

A Rede Social pode se tornar um vício, de acordo com Merijn Straathof, fundador do 99 Days (99 dias). Ele já ajudou diversos usuários a se distanciarem do facebook por 99 dias, a maioria foi resistente por estar com medo de perder algum acontecimento importante. “Nossas pesquisas mostram que a maioria das pessoas se sente um pouco mais feliz após o experimento — e 25% desistem de usar o Facebook definitivamente."

 

 

4 - Se gabar das suas realizações na Rede Social

Esse hábito pode desgastar as amizades. Um estudo da Carnegie Mellon University revelou que a maioria dos usuários subestima o quanto as pessoas odeiam aqueles que gostam de se gabar nas redes sociais.

“Quando nos dedicamos à autopromoção, nossa tendência é superestimar a reação positiva das pessoas e subestimar suas reações negativas”, afirma Irene Scopelliti da City University e autora líder do estudo.

5 - Você só reclama no Facebook

Os pesquisadores da Universidade de Waterloo descobriram que as pessoas com baixa autoestima ampliam seus problemas ao visitar o Facebook, já que o site tem um aspecto de ‘compartilhamento’, os usuários acabam dividindo seus problemas.

De acordo com um estudo recente, bombardear os amigos com notícias negativas faz com que eles gostem menos de você e pensem que você é “baixo astral”.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar