Por que discutimos mais com as pessoas de quem gostamos muito? A ciência explica

Por Portal do Holanda

04/08/2015 5h30 — em


Ama os seus amigos e a sua família, mas discute mais com eles do que com qualquer outra pessoa? Não é o único.

Como destaca o site Elite Daily tendemos a nos comportar de forma mais volátil com as pessoas que mais nos custaria perder. Como são as pessoas de quem mais gostamos deveria acontecer precisamente o oposto e deveríamos aceitá-las com todos os defeitos e de forma carinhosa.

A ciência explica que metade das vezes que tratamos mal as pessoas de quem gostamos não o fazemos tentado ser maus, mas agimos agressivamente de forma inconsciente porque somos humanos e consideramos os amigos e familiares ‘alvos seguros’, destaca o mesmo site.

A professora de psicologia Deborah South Richardson explicou ao mesmo meio que as pessoas dirigem a agressividade para os seus amigos, familiares e ‘amados’ porque sentem que estes os irão continuar a amar sem os julgar, como faria um conhecido ou colega de trabalho, por exemplo.

Além disso defende que somos menos tolerantes em relação aos comportamentos daqueles com quem passamos mais tempo, fazendo com que os momentos de irritação sejam, portanto, mais frequentes.

+