Nasa quer enviar submarino à lua de Saturno
Depois de, à semelhança da música “Lindo balão azul”, de Pedra Letícia, os cientistas terem conseguido pousar uma sonda na superfície de um cometa, uma das próximas missões a serem efetivadas pela Nasa pode ser enviar submarino para uma das luas de Saturno. A informação é da BBC.
A lua, no caso, seria Titã, em função das condições dos mares dali que não são de água, mas de substância como hidrocarbonetos, mais próximas do petróleo, como o metano e o etano, os quais existem em estado líquido em Titã, à temperatura de 180ºC negativos.
Submarino ao ser lançado à superfície do mar de Titã...
A proposta é de cientistas ligados ao Conceitos Inovadores e Avançados da Nasa (Niac, em inglês) e se encontra em estágio inicial, sem que se tenha estimado os custos, mas os cientistas dizem que a missão é plausível e que a tecnologia já existe, só necessita de adaptação.
O submarino a ser levado para Titã seria um veículo não tripulado (UUV) usado na exploração de petróleo e para monitorar condições ambientais. O veículo poderia ser levado no compartimento de carga da nave e liberado para cair no mar tendo como segurança o uso de paraquedas. A outra opção é a nave pousar na superfície do mar e liberar o submarino antes de afundar.
... e já no fundo dos mares de hidrocarboneto
Um dos maiores empecilhos são as comunicações que devem ser diretas com a Terra. Para isso, o polo norte de Titã deve estar apontando para a Terra, o que só deve acontecer em 2040. Outra solução é uma segunda nave orbitar Titã e retransmitir as informações do submarino para a Terra, o que ampliaria em muito os custo da missão, mas possibilita realizá-la a qualquer momento.
O atrativo para a missão, dizem os cientistas, é a semelhança de Titã com a Terra “em uma versão congelada”. A lua de Saturno já foi visitada pela sonda Huygens que ali desceu em 2005.
Fotos: Reprodução Nasa
