Inteligência artificial pode reduzir abusos na internet
Um sistema utilizado pela Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, pode ajudar a reduzir abusos na internet. Segundo o site Olhar Digital, nos últimos anos a empresa testou a inteligência artificial para monitorar a comunicação entre os jogadores, punindo comportamentos negativos e recompensando os positivos.
Os resultados são animadores: de acordo com Jeffrey Lin, chefe de sistemas sociais da Riot, 92% dos jogadores punidos não reincidem na violação. "Os desafios que enfrentamos em League of Legends podem ser vistos em qualquer jogo online, plataforma, comunidade ou fórum. Por isso, estamos dispostos a compartilhar os nossos dados e melhores práticas com o setor industrial. Esperamos que outros estúdios e empresas percebam que a toxicidade on-line não é um problema impossível de se resolver", conta ele.
Como funciona?
O jogo usa a inteligência artificial para identificar linguagem negativa em 15 idiomas e pode oferecer uma resposta aos jogadores em 5 minutos. Antes, o processo era feito manualmente e podia levar até uma semana para ser finalizado.
Quem é identificado tendo um comportamento abusivo na plataforma pode enfrentar limitações nos recursos de bate-papo e até ser proibido de prosseguir se não completar jogos sem nenhum incidente.
"Uma das idéias cruciais é de que o comportamento abusivo não vem necessariamente de pessoas terríveis; ele vem de pessoas comuns que têm um dia ruim. Isso significa que as estratégias para lidar com o comportamento tóxico na web precisam dar conta de nossa tendência humana coletiva de permitir que o pior de nós mesmos a apareça sob o anonimato da internet", explica Justin Reich, do Centro Berkman de Harvard, que tem estudado o trabalho da Riot.
Dificuldades
Um dos principais desafios do sistema é a análise de contexto. Nos jogos, os usuários podem acabar utilizando palavras e expressões que, em outras situações, poderiam ser consideradas crueis e abusivas, mas não na plataforma. As máquinas, no entanto, não são capazes de compreender o sarcasmo. Essa é a barreira mais significativa na utilização da inteligência artificial para analisar violações na rede.
Para solucionar a dificuldade e aumentar a precisão nas escolhas, a equipe da Riot usa mais de um sistema para chegar a uma decisão, mesmo que o jogador tenha tido um comportamento considerado negativo por um deles.
Via Technology Review
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.