Compartilhe este texto

Hoje, 30 de junho, o dia terá um segundo a mais de duração, explica Nasa

Por Portal Do Holanda

30/06/2015 6h25 — em



Hoje, 30 de junho, os relógios mais precisos do mundo terão que adiantar ou acrescentar um segundo a mais à hora exata que registram. A informação está sendo divulgada pela Nasa, com um vídeo adicional que explica também as razões do acréscimo desse segundo extra em todos os relógios.

Os cientistas acertarão seus relógios atômicos quando eles marcarem 23:59:59 do dia 30 de junho, esperando um segundo para eles marquem 23:59:60. A nova hora será 0:00:00 já do dia 1º de julho. Na prática, a maioria dos relógios será desligada por um segundo, exatamente às 23:59:59 do dia 30 de junho.

O acréscimo do segundo a mais nos relógios no dia 30 de junho, corrigirá o Tempo Universal Coordenado (internacionalmente conhecido pela sigla UTC), que é o tempo atômico, quer dizer, determinado pelo uso de vibrações atômicas, como as do átomo de césio. Para entender melhor esse processo, clique aqui e assista ao vídeo.

Essa diferença de 2 milissegundos (ou milésimos de segundo) – menor que a de um piscar de olhos – pode parecer insignificante ou desprezível. No entanto, ela vem sendo repetida dia a dia, por anos inteiros, e pode equivaler em determinado momento a quase um segundo inteiro, como acontece agora, ao ser adicionado à hora de nossos relógios.

O método científico mais preciso para determinar a duração do dia terrestre é, segundo a Nasa, uma técnica denominada Interferometria de Base de Dados de Longo Prazo (ou, em inglês, Very Long Baseline Interferometry, VLBI), desenvolvida inicialmente para estudar os quasares, ou seja, objetos astronômicos distantes. Essa técnica fornece informação sobre as localizações relativas das estações observadas bem como sobre a rotação e orientação da Terra no espaço.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+