Siga o Portal do Holanda

Ciência

Cérebro é capaz de aprender durante o sono, diz estudo

Publicado

em

Um estudo publicado nesta semana pelo periódico científico Nature Communications, afirmou que o cérebro é capaz de incorporar novas informações durante o sono. No entanto, segundo a pesquisa, isso só é possível durante a fase de sono REM ( movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês).

O pesquisador Thomas Andrillon, da universidade parisiense PSL, monitorou o sono de 20 pessoas, que escutaram uma série de padrões de sons mesclados com ruídos brancos (sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência, como o som do ar-condicionado ou da TV fora do ar) enquanto estavam acordados e, depois, enquanto dormiam.

Na manhã seguinte ao experimento, Andrillon e sua equipe pediram aos participantes que identificassem os padrões de sons a que haviam sido submetidos. Os que memorizaram melhor foram os que escutaram os sons durante a fase de sono REM.

"Para nossa surpresa, esse é o tipo de aprendizado que membrana auditiva pode fazer de modo quase automático", disse Andrillon à BBC.

No país das mulheres, homens são cidadãos de segunda classe

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.