Compartilhe este texto

Estamos perto de controlar celular sem toque e carregá-los só com luz solar

Por Portal Do Holanda

13/02/2017 1h40 — em
Tecnologia


Foto: Reprodução

Telefones celulares e outros dispositivos poderão ser controlados com gestos sem toque e receber carga de bateria apenas com a luz ambiente. Isso graças a novos tipos de LED --sigla em inglês para diodo emissor de luz, uma das principais tecnologias para telas da atualidade-- que poderão não apenas emitir luz, mas detectá-la também.

Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos EUA, publicada nesta quinta-feira (9) na revista "Science", em parceria com a empresa de materiais eletrônicos Dow.

As peças capazes de criar essas novas telas são chamadas de LEDs nanorods (nanoestruturas em formato de hastes) de dupla função.

Isso quer dizer que o pixel se ajustam automaticamente quando o dedo se aproxima, o que pode render monitores interativos que respondem a gestos sem toque físico ou reconheçam objetos.

Imagine o seu celular apenas parado, recolhendo a luz ambiente e carregando

Shim ressalta que ainda falta para chegarmos a uma tela completamente auto-alimentada, mas a descoberta leva ao aumento das propriedades de carga de energia sem comprometer o desempenho do LED. "Uma quantidade significativa de energia da tela virá dela mesma", diz.

Cada LED nanorod mede menos de 5 nanômetros de diâmetro e é feito de três tipos de material semicondutor: um que emite e absorve a luz visível e dois que controlam como a carga flui pelo primeiro material. A combinação é o que permite que os LEDs emitam, sintam e respondam à luz. Fonte: UOL.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: celular, tecnologia, Tecnologia

+ Tecnologia