Compartilhe este texto

Deixar celular no banheiro enquanto toma banho é uma péssima ideia

Por Portal Do Holanda

09/06/2017 22h53 — em
Tecnologia


Divulgação

É comum nos dias de hoje você levar o celular até para o banho, mas especilistas alertam para o risco de danificar o aparelho.

Ao " Uol", o professor Antônio Carlos Gianoto, do Centro Universitário da FEI, explicou: "Não é aconselhável deixar o aparelho em ambientes com muito vapor. Se não for fazer vapor d'água, tudo bem. Mas quem faz o banho virar uma sauna pode causar danos ao smartphone", disse.

Donos de assistências técnicas relatam que o principal problema com a prática é a oxidação de componentes causada pelo vapor da água que cria partículas e penetram o smartphone.

"O cliente às vezes nem sabe se tem oxidação. Quando o atendente pergunta se molhou o aparelho, ele diz que não, mas dentro está tudo oxidado. Não necessariamente caiu na água. O que mais aparece aqui é de celular afetado por vapor d'água no banheiro.

"A oxidação cria sais minerais, que são condutivos, e os componentes param de funcionar. A desoxidação tira os sais minerais como se fosse uma 'lavagem' com isopropanol", afirma Fernando Melo, da Futuro Smart.

Colocar arroz resolve o problema? "Mesmo que saia o líquido, a oxidação vai ficar lá. É uma reação e isso só vai ser removido na loja. Muitas vezes quando você seca volta a funcionar normalmente, mas depois de um tempo começa a dar muitos problemas - seja no sinal, esquentamento, bateria que não dura...", alega Edmilson Silva.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: celular, tecnologia, Tecnologia

+ Tecnologia