Sem vontade de fazer sexo? Saiba as possíveis causas e tratamento

Por Portal do Holanda

03/03/2016 8h54 — em Saúde e Bem-estar

Tem dias que o clima está perfeito, mas a parceira não está disposta para ter aquela noite de amor e isso é normal. Mas quando a situação passa a se repetir pode ser sinal de problemas orgânicos ou emocionais.

De acordo com o “Saúde sem Neura”, a ginecologista Maria Elisa Noriler explicou o que pode causar a perda do libido e disse que 40% das mulheres perdem o desejo sexual por questões psicológicas.

A ginecologista contou à publicação como se inicia o tratamento. "Primeiro verificamos se há alguma causa orgânica, como falta de lubrificação, má-formação na estrutura física da vagina, alterações hormonais, disfunção de tireoide, por exemplo. Primeiro, descartamos tudo isso com exames. Mas o mais comum em pacientes jovens é causa não-orgânica, como estresse, cansaço, sobrecarga de trabalho, educação sexual na infância muito rígida. Todos esses são alguns dos motivos que podem levar à perda do desejo”. Maria Elisa disse ainda que a vida moderna das mulheres atrapalha a sexualidade. "Ela tem tantas atividades que ela não consegue ter tempo para si mesma, para conversar com o parceiro, para se conhecer. Ela acaba fazendo sexo como algo mecânico para satisfazer apenas ao parceiro, e não a si mesma”.

Segundo a profissional, algumas mulheres ficam mais irritadas quando perdem o libido. "Muitas mulheres que perderam a libido relatam que ficam mais irritadas. O sexo é como a ginástica. Depois do orgasmo, por exemplo, o corpo libera substâncias de prazer. Já  no relacionamento, a falta de sexo afeta tudo. E, geralmente, quando ela procura ajuda é porque o relacionamento já não está bom, muitos casais até já estão à beira da separação”.

Quando a perda do libido é problema físico é mais fácil de tratar do que quando a causa é psicológica, de acordo com a especialista. "Muitas pacientes não aceitam que o problema é de fundo emocional, mesmo você mostrando que os exames estão normais. Nesse caso, o tratamento é feito com psicoterapia e com medicamentos que estimulam o hipotálamo [área responsável pelos desejos]”.

Exercícios físicos também podem ajudar. "Faça atividade física de 40 minutos a 1 hora, três vezes por semana. Isso ajuda muito, pois libera substâncias que dão prazer. Além disso, mantenha o diálogo sempre aberto com seu parceiro”.

 

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar