Compartilhe este texto

Mutirão de cateterismo reduz fila de espera em hospitais de Manaus

Por Portal Do Holanda

13/10/2017 21h48 — em
Amazonas


Foto: Portal do Holanda

Manaus/AM - A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) está realizando um mutirão de cateterismo no Hospital Universitário Francisca Mendes para reduzir a fila de espera nos prontos-socorros. A primeira unidade alcançada pelo mutirão é o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul, que entre terça (11), quinta (12) e esta sexta-feira (13 de outubro), encaminhou 21 pacientes que estavam internados aguardando pelo procedimento.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, a ação faz parte das medidas que já vêm sendo adotadas pela nova administração da Susam, para organizar o fluxo de pacientes nas unidades, desafogar e dar melhores condições de atendimento na urgência e emergência.

O mutirão iniciou pelo HPS 28 de Agosto, por ser a unidade referência em atendimento de emergência a pacientes cardiopatas e que, por isso, concentrava o maior número de pessoas internadas necessitando desse tipo de procedimento. Na terça-feira, foram realizados dois cateterismos, na quinta-feira mais oito e nesta sexta 11 pacientes estão sendo submetidos ao procedimento.

Na segunda-feira (16), está programado o atendimento de dez pacientes internados no PS João Lúcio Machado. Outros oito, que estão no PS Platão Araújo, devem ser atendidos na terça-feira, retomando no dia seguinte com novos pacientes que tenham dado entrada no PS 28 de Agosto.

“Estamos priorizando aqueles que estão internados nos prontos-socorros por dois motivos: primeiro, porque são pacientes de emergência e, também, porque libera os leitos que estão ocupados nessas unidades”, observa o secretário Francisco Deodato, que está há pouco mais de uma semana no cargo, ao ressaltar que recebeu o PS 28 de Agosto com 418 pacientes internados, quando a capacidade de leitos da unidade é para 376. Desde então, 30 pacientes  foram transferidos para leitos de retaguarda, nos hospitais  Beneficente Portuguesa, Getúlio Vargas e Francisca Mendes.

   


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cateterismo, Manaus, mutirão, Amazonas

+ Amazonas