Compartilhe este texto

Sob acusações graves, seis países decidem cortar relações diplomáticas com o Catar

Por Portal Do Holanda

05/06/2017 7h51 — em
Mundo


Foto: Reprodução

Seis países anunciaram nesta segunda-feira (5) o rompimento das relações diplomáticas como governo do Catar. Arábia Saudita, Bahrein, Líbia, Iêmen, Egito e os Emirados Árabes Unidos alegaram que o país está promovendo a desestabilização na região e financiando grupos terroristas.

Diante da decisão os países deram 48h para que os diplomatas do Catar voltem ao seu país de origem. Os turistas também foram “convidados” a deixar os lugares e terão o prazo de duas semanas para fazer isso.

O Catar nega as acusações e diz que justificativa dos vizinhos para o rompimento não tem base alguma. O país será sede da Copa do Mundo de 2022 e pode ser bastante prejudicado em vários setores. A companhia aérea Qatar Airways, uma das mais luxuosas do mundo, por exemplo, já teve boa parte dos voos afetados e começou a sofrer os reflexos da decisão já que não poderá mais operar nestes países.

Sobre os jogos, a Fifa disse que está acompanhando a situação  e no tempo certo vai se manifestar sobre o caso: “Foram informados sobre a situação, mas ainda é prematuro fazer qualquer comentário. Analisaremos se uma reação por parte da Fifa será desejável em breve”, disse o chefe de comunicação da Fifa, Fabrice Jouhaud.   

Segundo a “Isto É”, um dos setores mais prejudicados do país será o de logísticas e obras, uma vez que as construções para os jogos do mundial já estão em andamento.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Catar, países rompem, relações diplomáticas, Mundo

+ Mundo