Sem vacina, Manaus pode ter surto de sífilis
De janeiro a novembro deste ano, o Manaus registrou 2.162 novos casos de sífilis. A cidade é a segunda com maior número da doença perdendo apenas para o Rio de Janeiro.
E um agravante pode fazer aumentar os casos da doença: a falta no Brasil de penicilina benzatina, medicamento usado no tratamento.
De acordo com o presidente da Fundação Alfredo da Matta, Helder Cavalcante, nenhuma unidade de saúde possui o medicamento e o estoque mínimo na Fundação está sendo usado apenas em grávidas.
Para Helder, a falta do medicamento há cerca de um ano é um descaso do governo que pode acarretar em um surto da doença em Manaus considerando o aumento nos casos.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que se não for tratada evolui para casos mais graves como neurosífilis, problemas cardíacos e aneurismas.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: casos de sífilis, Manaus, ministério da saúde, sifilis, surto sífilis, Amazonas