Samel perde disputa judicial com o Globo por conta do uso de proxalutamida

Por Portal do Holanda

23/11/2021 7h11 — em Caso Proxalutamida

Foto: Pixabay

Manaus/AM - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes autorizou a republicação de matérias relacionadas aos testes com proxalutamida realizados pela Samel. 

A decisão derruba as determinações anteriores da Justiça do Amazonas que ordenou a retirada e veiculação de todo e qualquer conteúdo jornalístico referente ao assunto e a empresa.

Na ocasião, a Samel entrou com pedido de resposta e mesmo tendo o direito atendido, questionou a publicação e todas as reportagens produzidas pelos veículos de comunicação.

Nesta segunda-feira (22), após analisar o caso, Gilmar concluiu que todo o material jornalístico produzido até então não fere os princípios da ética e autorizou a republicação deles.

“Na presente reclamação, entendo que a veiculação das matérias jornalísticas ocorreu dentro de parâmetros normais, de modo que a ordem judicial reclamada afigura-se injustificável à luz do direito fundamental à liberdade de expressão e de imprensa”, explica Gilmar na decisão.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Caso Proxalutamida