Compartilhe este texto

Novembro Azul: obesidade é fator de risco para câncer de próstata

Por Portal Do Holanda

06/11/2019 13h48 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação

Manaus/Am - De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a obesidade está influenciando principalmente na incidência de câncer de próstata, mama e colorretal.  A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – o primeiro é o de pele. Por isso, durante todo o mês é realizada a campanha mundial Novembro Azul. Trata-se de uma ação cujo objetivo principal é chamar a atenção para problemas de saúde masculinos, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo dados apresentados pelo Inca, estima-se mais de 68 mil novos casos em 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Em Manaus, a “capital da obesidade”, o número de pessoas afetadas preocupa. Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a capital do Amazonas é a que tem o maior índice de obesidade, com 23% de prevalência.

De acordo com o educador fisico, Anderson Martins, a prática regular de atividades físicas é uma importante aliada para ter mais saúde e qualidade de vida. “Os exercícios físicos servem para combater diversos fatores de risco e, principalmente, a obesidade, que tem interferência direta na adesão do câncer de próstata. Isso por conta de outros dois fatores de risco desencadeados e mais conhecidos – a hipertensão e diabetes”, garante.

O profissional esclarece que como forma de prevenção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos de no mínimo 30 minutos diários, distribuídos com a realização de treinos vigorosos e praticados de forma regular.  

Sinais de alerta

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

·         dificuldade de urinar;

·         demora em começar e terminar de urinar;

·         sangue na urina;

·         diminuição do jato de urina;

·         necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

 O exame para detecção do câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista. Há um grupo de risco em que o tumor é identificado mais cedo e que precisa iniciar o rastreio a partir dos 45 anos: são os homens negros, aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença e os obesos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: câncer de próstata, novembro azul, obesidade é fator de risco, saúde do homem, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar