Compartilhe este texto

Governo lança campanha para inibir exploração sexual no carnaval

Por Portal Do Holanda

01/02/2016 15h35 — em
Amazonas



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lança nesta quarta-feira, 03, a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no carnaval 2016. O evento será na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade (Alameda São Pedro, 51 bairro Morro da Liberdade, zona Sul). 

Com o tema "Brinque o carnaval sem brincar com os direitos da criança e do adolescente", a ação vai acontecer nos dias 05,06,08 de fevereiro, durante o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso e especial e no Carnaboi, ambos no sambódromo de Manaus. Em parceria com a Polícia Militar, Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e Saúde (Susam), Juizado da Infância e da Juventude, Prefeitura Municipal de Manaus e ConselhosTutelares, a ação vai abordar crianças e adolescentes que estiverem desacompanhados de responsáveis e encaminha-las ao conselho tutelar e responsabilizar os pais e/ou responsáveis, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, haverá abordagem educativa junto a população para informar sobre os crimes de exploração sexual, suas punições e os meios de denúncia.

A ação vai contar com o reforço do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A parceria será através do projeto "Viva Melhor Sabendo Jovem!", que funciona em um ônibus personalizado e operacionalizado por jovens com objetivo de informar sobre doenças sexualmente transmissíveis e fazer testes rápidos de HIV/Aids no público juvenil entre 15 e 24 anos. "Manaus e o Amazonas estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente, em locais que despontam com mais casos novos de jovens que vivem com a doença, por isso, precisamos chamar a atenção desse público para os perigos do HIV/Aids e a necessidade de prevenção", esclarece, Prola.

Os canais de denúncia são os disques 100 e 180 e o 190 da Polícia Militar. As denúncias, também, podem ser feitas na sede da Sejusc (Rua 02 nº 02, conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona Centro-sul) ou no Centro de Referência em Direitos Humanos, Adamor Guedes (Rua Major Gabriel, 1192 bairro Praça 14, zona Sul).

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Campanha, carnaval 2016, exploração sexual, Amazonas

+ Amazonas