Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Iniciar a prática da caminhada para sair do sedentarismo requer cuidados

Publicado

em

Foto: Reprodução

A caminhada é sempre uma das primeiras opções para quem quer iniciar um esporte e uma atividade física. Dentre os fatores que fazem crescer cada vez mais o número de adeptos está a facilidade de acesso à prática, visto que pode ser realizada em qualquer lugar; os ótimos resultados, como perda de peso e melhor condicionamento físico; e o fato de ser um exercício que não exige recursos financeiros e nem experiência.

O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site o seguinte cronograma para quem quer iniciar a prática (a tabela está disponibilizada ao final da matéria). No início da rotina, a caminhada pode ser feita três vezes por semana, com uma duração de pelo menos 30 minutos. Ao passar do tempo, essa periodicidade e duração vão aumentando, até chegarem a cinco vezes por semana, com pelo menos 50 minutos de duração.

De acordo com a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti, a prática da caminhada vai além de um exercício e pode ser considerada também um tratamento para os pacientes de doenças vasculares, como varizes e obstruções arteriais. “O início das atividades deve sempre ser acompanhada por um especialista, que vai avaliar o quadro em que se encontra quem vai começar a prática. Mas de uma forma geral, esse exercício só traz benefícios. Por ser de baixo impacto, não é comum o registro de lesões, por exemplo”, afirmou.

Ministro finge para bancada do Amazonas, mas joga duro no plenário do STF contra ZFM

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORAH do H ENTREVISTA: GHISA BENCHIMOL, EMPREENDEDORISMO QUÂNTICO E TERAPEUTA HOLÍSTICA

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.