O dólar encerrou a segunda-feira (5) cotado a R$ 4,9859 na taxa de referência do Banco Central, a PTAX, queda de 4,55% em relação ao fechamento de R$ 5,2238 registrado na sexta-feira (2), segundo dados oficiais divulgados pela autoridade monetária.
A queda da moeda norte-americana tende a baratear produtos importados, como eletrônicos, insumos industriais e combustíveis com preço atrelado ao mercado internacional, além de reduzir o custo de viagens ao exterior para quem paga em real. Um dólar mais barato também alivia parte do custo de empresas endividadas em moeda estrangeira e pode ajudar a conter repasses de preços ao consumidor nos próximos meses.
O movimento acompanhou a reação do mercado financeiro ao resultado do primeiro turno da eleição presidencial, realizado no domingo (4), que reduziu a percepção de risco político entre investidores. Operadores do mercado cambial apontaram o resultado das urnas como o principal fator por trás da valorização abrupta do real na sessão.
Analistas consultados por casas de câmbio e corretoras avaliam que a cotação deve seguir volátil até a definição do segundo turno, com o real podendo tanto consolidar os ganhos quanto devolver parte da valorização conforme novas pesquisas e sinais políticos surjam nas próximas semanas.
Aviso