Brasília deve ter um dia que combina calor intenso com risco de instabilidade à tarde. A mínima fica perto de 21°C e a máxima pode chegar a 35°C, com o céu começando ensolarado pela manhã e ganhando mais nuvens ao longo do dia. Há uma chance moderada, em torno de 50%, de pancada de chuva isolada durante a tarde, dentro de um alerta amarelo de risco de tempestade em vigor para o Centro-Oeste.
A manhã tende a ser a parte mais estável do dia, com bastante sol tanto na capital quanto no entorno do Distrito Federal. À tarde, o aumento de nebulosidade deve trazer risco de pancadas isoladas, possivelmente com trovoadas, enquanto a noite tende a ficar mais amena. O vento sopra fraco a moderado, do quadrante sul-sudoeste, com rajadas de até 35 km/h. O ponto de maior atenção é a umidade relativa do ar, que pode cair a níveis muito baixos, característicos do período seco que a capital vem enfrentando ao longo de setembro, com alertas amarelos — e por vezes laranja — sendo emitidos quase diariamente nas últimas semanas.
Diante da combinação de calor e ar seco, a recomendação é reforçar a hidratação ao longo de todo o dia, evitar esforço físico e exposição solar prolongada entre 10h e 16h, e usar soro fisiológico para umidificar as vias respiratórias, especialmente para quem tem asma, rinite ou outras condições respiratórias. Crianças e idosos merecem atenção redobrada nesse cenário de baixa umidade. Caso a pancada de chuva se confirme à tarde, vale também ficar atento a água parada que possa se acumular rapidamente.
Para a possível chuva da tarde, é prudente ter um guarda-chuva à mão e evitar áreas abertas em caso de raios e trovoadas. Fora desse período, o maior cuidado segue sendo com a umidade baixa e o calor. A tendência é de manutenção desse padrão de tempo seco com risco pontual de pancadas nos próximos dias em Brasília.
Aviso