Compartilhe este texto

Vídeos da delação de Mauro Cid contra Bolsonaro são divulgados; veja trechos

Por Portal Do Holanda

20/02/2025 12h26 — em
Brasil



 

 

Trechos da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estão sendo divulgados, nesta quinta-feira (20), por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os depoimentos foram colhidos no ano passado pela Polícia Federal (PF). Na quarta-feira (19), o sigilo da transcrição foi derrubado, mas os arquivos audiovisuais ainda não estavam acessíveis ao público. 

Em um dos vídeos, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro pressionou o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, a relatar a existência de fraudes nas urnas eletrônicas. Segundo Cid, após a pressão, foi feita uma "construção" textual no relatório do Ministério da Defesa que questionava a auditabilidade do sistema eletrônico de votação, alegando que fraudes não poderiam ser descartadas. A tese já foi desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em outros trechos, Cid diz que o 8 de janeiro de 2023 foi uma surpresa para todos, uma vez que os militares estavam de férias. 

 

 

Mauro Cid também comentou sobre um vídeo gravado pelo general Braga Netto, no qual ele envia uma mensagem aos manifestantes pedindo para não desistirem e prometendo uma surpresa no final de 2022. Ele também conta como recebeu dinheiro do Braga Netto dentro de uma sacola de vinho. “Não contei, estava grampeado.”

 

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil