BRASÍLIA - Vereadores de Cuiabá (MT) fizeram ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, para pedir celeridade nas investigações que envolvem o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). Vídeo entregue pelo ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa, em delação premiada, mostra pagamentos de dinheiro em espécie ao atual prefeito, que na época era deputado estadual. Dois dos vereadores que participaram do ato em frente ao Supremo foram cassados hoje.
Os vereadores protocolizaram ofícios para o ministro Luiz Fux, relator do processo, e para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. No documento, eles argumentam que o vídeo que mostra o prefeito recebendo dinheiro teve “ forte impacto , deixando a população cuiabana perplexa e indignada”.
Os vereadores pedem também que as informações do inquérito possam ser compartilhadas com o Poder Judiciário de Mato Grosso e com o Ministério Público Estadual.
O juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, da 55º Zona Eleitoral de Cuiabá, cassou o mandato de dois vereadores do PSC presentes no ato: Abílio Júnior e Sargento Joelson. O juiz atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) que apontou fraude na lista de candidatos do partido, por se valerem de candidaturas “laranjas” de mulheres na coligação para cumprir a cota feminina.
Também participaram da manifestação os vereadores Gilberto Figueiredo (PSB), Marcelo Eduardo Bussiki Rondon (PSB), Dilemário Alencar (PROS), Eliseu Nascimento (PSDC) e Felipe Wellaton (PV).



Aviso