Veja quem são os presos suspeitos de planejar golpe e morte de Lula e Moraes
Cinco pessoas foram presas na Operação Contragolpe da Polícia Federal, por terem, supostamente, planejado um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e “restringir o livre exercício do Poder Judiciário”. A prisão ocorreu na manhã desta terça-feira (19).
O plano, denominado "Punhal Verde e Amarelo", envolvia a execução do presidente eleito Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, além da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, caso o golpe fosse bem-sucedido. A data para a execução estava marcada para 15 de dezembro de 2022.
Saiba quem são os presos na operação da PF:
Hélio Ferreira Lima
Ex-comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em Manaus, Lima foi destituído de sua posição em fevereiro de 2024 após investigações sobre planos antidemocráticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele optou por permanecer em silêncio ao ser convocado pela PF para depor.
Mário Fernandes
General reformado e ex-assessor de Eduardo Pazuello, Mário foi também ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro. Ele ocupava cargo de liderança no PL até ser afastado pelo STF em março de 2024. Em seu depoimento à PF, optou por ficar em silêncio.
Rafael Martins de Oliveira
Major das Forças Especiais, Rafael é acusado de negociar com Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro) o financiamento de R$ 100 mil para levar manifestantes a Brasília, como parte do plano golpista. Ele já havia sido preso em fevereiro de 2024 e usava tornozeleira eletrônica.
Rodrigo Bezerra de Azevedo
Militar altamente qualificado, doutorando em Ciências Militares, Azevedo possui experiência em operações de guerra não convencional e participou de missões internacionais. Ele é integrante do grupo "kids pretos", uma unidade de operações especiais do Exército.
Wladimir Matos Soares
Policial federal, Wladimir Matos Soares foi preso pela Operação Contragolpe sob a acusação de integrar um plano para realizar um golpe de Estado no Brasil.
Quem são os ‘kids pretos’?
Os “kids pretos” são militares de elite do Exército Brasileiro, especializados em operações sigilosas e de alto risco, como guerra não convencional e contraterrorismo. Treinados no Centro de Instrução de Operações Especiais e no Comando de Operações Especiais, eles são conhecidos pelo uso de gorros pretos durante as missões e atuam em ambientes de alta complexidade, sempre sob autorização do Comando do Exército.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil