Compartilhe este texto

Veja íntegra da denúncia da PGR contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Por Portal Do Holanda

19/02/2025 9h33 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo a denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro liderava uma organização que tentou mantê-lo no poder após sua derrota nas eleições presidenciais. O documento de 272 páginas detalha as ações do grupo para desestabilizar a democracia no país.

Entre os denunciados estão o general Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa de Bolsonaro, e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Caso a denúncia seja aceita pelo STF, Bolsonaro e os demais investigados se tornarão réus e responderão criminalmente. A PGR argumenta que o grupo articulou estratégias ilegais para impedir a posse do presidente eleito.

A defesa de Bolsonaro nega as acusações e alega perseguição política. Enquanto isso, aliados do ex-presidente no Congresso articulam estratégias para aprovar uma anistia que poderia beneficiá-lo e permitir sua volta à disputa eleitoral em 2026. O julgamento do caso deve ocorrer ainda este ano no STF.

Leia o documento da denúncia na íntegra: 

 

Clique para baixar arquivo

Clique para baixar arquivo

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil