O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (11) o julgamento que pode cassar os mandatos do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice Edilson Damião (Republicanos). Eles são acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, por supostamente usar a máquina pública e programas sociais para obter vantagem eleitoral, como distribuição de cestas básicas e reformas de casas.
A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, votou pela cassação dos dois e pela realização imediata de novas eleições diretas no estado. O julgamento havia sido interrompido após pedido de vista do ministro André Mendonça, que devolveu o processo e permitiu a retomada da análise pelo plenário nesta terça.
Denarium já teve o mandato cassado duas vezes pelo TRE de Roraima, e tenta reverter as decisões no TSE. A sessão começa às 19h (horário de Brasília), com votos de sete ministros, incluindo a presidente Cármen Lúcia e o vice Nunes Marques.
