Compartilhe este texto

Suspeitos de armarem emboscada contra equipes da PRF e Funai são presos no Pará

Por Portal Do Holanda

09/12/2023 16h00 — em
Brasil


Foto: Divulgação

Três suspeitos de armar uma emboscada contra equipes da PRF e Funai foram presos no interior da Terra Indígena Apyterewa, na invasão conhecida como Vila Renascer, na zona rural de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.

Os suspeitos serão encaminhados neste sábado (9) para Marabá. A ação ocorreu no contexto da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Justiça Federal de Redenção (PA). 

De nove alvos de mandados de prisão, seis estão foragidos. Foram presos preventivamente três invasores da região envolvidos em diversos crimes, dentre eles: invasão e exploração econômica da Terra Indígena Apyterewa, associação criminosa, incitação a crimes inerentes à invasão, desobediência às ordens que determinaram a desintrusão da área, coação no curso do processo, roubo de gado e seu abate ilegal.

Emboscada - Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sofreram uma emboscada, no dia 4 de dezembro, durante uma ação na Terra Indígena Apyterewa. Um servidor da Funai ficou baleado. 

O ataque ocorreu durante uma ação para retirada de invasores da terra indígena. Quando as equipes retornavam das atividades, foram alvos de tiros no retorno do ramal Vitória. Duas viaturas da PRF foram atingidas e os suspeitos fugiram.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil