Início Brasil STF retoma julgamento sobre negociação em caso de demissão em massa
Brasil

STF retoma julgamento sobre negociação em caso de demissão em massa

STF retoma julgamento sobre negociação em caso de demissão em massa
STF retoma julgamento sobre negociação em caso de demissão em massa

O plenário do Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento do recurso contra a decisão do Tribunal Superior do Trabalho, o TST, que garantia a necessidade de negociação coletiva entre empregadores e sindicatos em caso de demissão em massa.

O recurso é da Embraer, que após a demissão em massa de mais de 4 mil empregados em 2009, contestou decisão do TST, da necessidade dessa negociação com sindicatos. O advogado da empresa, Carlos Vinicius Amorim, defendeu que não há previsão legal para essa decisão do tribunal.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos contestou o recurso da empresa e defendeu que a decisão do TST é fundamental nesse período de grande desemprego que passa o país. O advogado do Sindicato, Aristeu César Pinto Neto, afirma que essa é uma conquista civilizatória.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, também defendeu a necessidade de acordo com os trabalhadores prevista em princípios da Constituição e em tratados internacionais que o Brasil aderiu.

O ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo, acatou o recurso da empresa contra a decisão do TST. Ele entendeu que a reforma trabalhista e a constituição permitem a demissão coletiva sem negociação com os sindicatos.

Os ministros Nunes Marques e Alexandre de Morais também acompanharam o voto do relator. O ministro Edson Fachin contestou a posição do relator, e votou pela manutenção da decisão do TST, pela negociação coletiva em caso de demissões em massa. O julgamento será retomado nesta quinta feira.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?