Compartilhe este texto

STF retoma julgamento que pode permitir bloqueio de Whatsapp e Telegram no país

Por Portal Do Holanda

19/04/2024 11h12 — em
Brasil


Foto: Reprodução / Freepik

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a julgar, na madrugada desta sexta-feira (19), uma ação que discute a possibilidade de bloquear aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, no Brasil, por decisões da Justiça. 

O julgamento se trata de uma ação apresentada em 2016 pelo partido Cidadania. Na época, a sigla questionou uma decisão da Justiça de Sergipe, que determinou a suspensão do Whatsapp em todo o território nacional, por 72 horas, após o aplicativo descumprir uma ordem que determinava a quebra de sigilo necessária para uma investigação judicial. 

O Cidadania argumentou que o ato feriu princípios constitucionais, como a liberdade de expressão, livre concorrência e igualdade, além de afirmar que o STF deveria estabelecer que não é possível outras decisões judiciais do tipo. 

O julgamento que tem como relator o ministro Edson Fachin e que envolve trechos do Marco Civil da Internet, termina no dia 26 de abril, se não houver pedido de vista ou de destaque, em plenário virtual. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil